Espiritualidade

5 Formas de ser espiritual

5 formas de ser mais espiritual

À medida que o Ano Novo Chega, é um momento natural para começar a pensar em práticas que nos ajudarão a melhorar nossas vidas e ser espiritual.

A nossa primeira inclinação é começar com a forma como podemos melhorar os nossos corpos, por isso fazemos resoluções sobre as nossas dietas e boas intenções de exercício.

Também percebemos que precisamos nutrir nossas mentes, por isso observamos a prática de ler um novo livro ou fazer uma aula. Mas, é muito mais difícil identificar maneiras de atender à nossa espiritualidade.

Primeiro, é importante começar com a compreensão do que a espiritualidade é para você. Acredito que ser espiritual é o nosso desejo de encontrar uma ligação mais próxima a Deus.

O processo de desenvolver nossa espiritualidade significa primeiro concordar que não saberemos tudo. Esta é a natureza da fé: abrir-nos a perguntas que podemos nunca responder plenamente.

O Espírito é algo que não podemos ver, mas é algo em que acreditamos. Toda a gente tem um espírito. Quando uma pessoa morre, olhamos para o corpo corpóreo, e sabemos o que resta é o espírito.

Não é algo que possamos ver até que desapareça. É a ausência do Espírito, então, que define sua presença.

Colocar a nossa espiritualidade a trabalhar de formas concretas que podemos praticar pode ser feito. Aqui estão as minhas cinco melhores sugestões sobre como ser mais espiritual no ano novo:

1. Orar

A oração é o primeiro passo para ser espiritual e praticar sua fé. Seja corajoso em pedir o que seu coração anseia, e seja paciente o suficiente para ouvir a resposta.

Os cristãos entendem que quando Jesus ensinou aos discípulos a orar, “Pai Nosso, que estais no céu”, Jesus estava ensinando a oração que resume toda a necessidade humana.

Diz isso a Deus o mais que puderes. Ore por si mesmo, e ofereça estas petições e perguntas a Deus.

E depois espera. Ouvir. Entenda que Deus ouvirá suas orações. Tornar-se mais espiritual significa ficar bem com a espera, encontrar maneiras de ouvir, compreender que ouvir requer paciência, e aceitar que às vezes a resposta às nossas orações é “não”, ou “ainda não”.”

2. Aparecer

Podemos praticar nossa espiritualidade pela disciplina de aparecer. A presença é a forma como indicamos a nossa prioridade de prestar atenção a algo ou a alguém.

Para os cristãos, nossa prática dominante de espiritualidade tipicamente significa Igreja-indo por uma hora por semana nas manhãs de domingo.

Esta é uma bela prática, e é uma maneira de envolver a mente, o corpo e o espírito de uma só vez em um ambiente comunitário.

Esta é uma maneira de se reunir com outras pessoas, que, em vez de perguntar, ” Como você está?”pergunta,” Como está a tua alma?”Quando as alegrias e preocupações são rezadas na igreja, você vai ouvir o que nunca é dito em uma conversa casual: “estou preocupado com o meu trabalho.”Estou preocupado com a saúde da minha mãe.”O meu casamento está em dificuldades, e precisamos do teu apoio.”Há algo sobre a prática de ir à Igreja, mesmo em uma forma antiga e ritualizada que nos conecta uns aos outros como seres espirituais, e a Deus como doador de todo o espírito.

Ler a escritura é uma oportunidade para que escutemos atentamente as pessoas que compartilharam sua própria experiência de fé e como Deus envolve o mundo.

As escrituras são destinadas a contar uma verdadeira história de como Deus nos envolve.

Quando a minha igreja dá Bíblias às crianças, a minha sabedoria para elas é esta: esta é uma história sobre o quanto Deus te ama.

Deus não ficaria distante, Mas Deus escolheu vir ao mundo de formas mais humildes, para que não experimentemos nada que Deus não tenha experimentado também.

Assim, para nós ler as histórias na Bíblia é também ler sobre como Deus decidiu se tornar presente conosco, através da pessoa de Jesus sendo ser espiritual.

3. Seja generoso com seu tempo e talentos

generosidade

A época de dar presentes de Natal nos lembra da poderosa experiência de como se sente ao ser generoso.

E se continuasses esta prática no ano novo de outras formas? Pense nos presentes que você tem que dar, não apenas o seu dinheiro, mas seus talentos. O mundo anseia que os nossos dons sejam partilhados.

Faz um balanço das coisas em que és bom a fazer, das coisas que te trazem alegria.

Encontre razões para fazê-las mais, não só para o seu próprio bem-estar, mas porque elas podem ser uma bênção para os outros.

Você nunca sabe como seus dons podem ser uma bênção para os outros; não hesite em compartilhá-los com o mundo.

4. Encontrar forma de servir os outros

Nossa fé nos diz que os mandamentos mais importantes são: Amai ao Senhor vosso Deus de todo o vosso coração, de toda a vossa alma e de toda a vossa mente.

Ama o teu próximo como a ti mesmo. Amar o próximo pode assumir muitas formas, mas começa com ver os outros como eles são, como pessoas com as mesmas esperanças para suas vidas que você.

Se você já teve tempo para se voluntariar de uma forma que o conecta diretamente com alguém em necessidade, então você sabe o quão poderoso é oferecer – se em serviço aos outros, isso faz você ser mais espiritual.

Esta é uma experiência humilhante, e muitos dirão que entraram esperando abençoar os outros, e deixaram se sentindo abençoados.

Você pode falar com sua igreja local, ou pesquisar as necessidades de sua comunidade particular.

5. Diz a alguém sobre ser espiritual

A minha piada favorita dos últimos tempos é: “como é que sabes se alguém se encaixa? Eles dizem-te.”

Assim como os defensores do Cross Fit ou de 30 inteiros, que adotaram uma abordagem radical e de alto compromisso para cuidar de seus corpos, ser um porta-voz para a sua prática.

Conte aos outros sobre a sua escolha para fortalecer o que é invisível para a maioria.

Você começará a ter conversas e interações que irão ajudá-lo em sua jornada para se tornar mais espiritual.

Imagine dizer a alguém que você está se comprometendo no próximo ano para fazer a pergunta: “Quem é Deus, e como eu sou para conhecer Deus?”

Fé e espiritualidade são coisas místicas, maravilhosas. Eles também convidam mais perguntas do que respondem.

Ser espiritual significa estar bem com perguntas, dúvidas e curiosidade.

Para os cristãos engajarem nossa fé, significa que estamos dispostos a nos unir como pessoas que estão interessadas em fazer este trabalho juntos, como pessoas que estão dispostas a ouvir e a responder a Deus.

Que estas práticas vos aproximem de Deus no ano novo, para que a vossa mente, corpo e espírito sejam renovados para todo o trabalho árduo que a vida possa trazer.

Deixe uma resposta